segunda-feira, 11 de outubro de 2010

5 de Outubro na escola de Deserto

A curiosidade dos alunos saberem algo mais sobre o 5 de Outubro, contribuiu para um prévio conhecimento sobre o tema, tendo cada professor exposto o mesmo na sala de aula, desde o Hino Nacional à informação de acontecimentos que se passaram naquela época.


De seguida procedeu-se à visualização de um PowerPoint, aprofundando mais os conhecimentos e envolvendo toda a comunidade educativa. De referir que uma criança do Pré-escolar entoou o Hino Nacional, sendo cantado depois por todos os alunos da escola.

Cada um dos professores deu continuidade a esta actividade na sua sala de aula, pintando a bandeira Nacional. Os alunos do 1º e 2º ano elaboraram frases e os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade fizeram um trabalho de grupo.





Turma do 1º e 2º Anos



Antes do 5 de Outubro de 1910 havia um rei, depois desse dia passou a haver um Presidente da Republica.

Carolina



Na monarquia o rei mandava até morrer.

Eduardo José



O dia 5 de Outubro é feriado nacional.

José Lucas




Turma do 3º e 4º Anos



Entre 1143 e 1910 Portugal viveu em Monarquia, o rei governava até morrer e sucedia-lhe no poder o filho mais velho. O Povo na Monarquia não podia escolher os seus governantes e isso, não lhes agradava.

Então no dia 4 de Outubro de 1910, rebentou em Lisboa uma revolução que, em poucas horas, substituiu a Monarquia pela República.

Esta revolução foi feita por vários grupos sociais, que não concordavam com a governação do rei.

Na manhã do dia seguinte – 5 de Outubro de 1910, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, os revolucionários fizeram a Proclamação da República.

A dinastia de Bragança foi abolida de Portugal para sempre. O último rei de Portugal foi D. Manuel II que se viu obrigado a abandonar o país, partiu com a família real para o exílio em Inglaterra, onde acabou por morrer. No entanto, na localidade onde viveu era considerado como rei de Portugal e admirado pelo povo que o conhecia.

Depois da queda da Monarquia foi escolhido para presidente do Governo Provisório da República o professor Dr. Teófilo Braga que conduziu o país até à elaboração da primeira Constituição Republicana.

Para comemorar a Proclamação da República, ainda hoje, no dia 5 de Outubro, é feriado nacional.



Trabalho de grupo 3º/4º anos