quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal



Natal


O Natal é tempo de Paz, alegria, troca de prendas, ruas iluminadas, pinheiros enfeitados e presépios para relembrar onde nasceu Menino Jesus.

O Natal celebra-se no dia 25 de Dezembro e é a festa em que as famílias se reúnem e convivem em Paz e Harmonia. Na noite de consoada é costume comer batatas cozidas com bacalhau e legumes. Os doces desta época são:  aletria, mexidos, rabanadas e bolo. rei.

No dia de Natal é costume comer-se peru assado ou cabrito e doces desta quadra natalícia.

No Natal todas as crianças deviam ter um Natal cheio de brinquedos, paz e amor.

                                     
                                         Trabalho colectivo do 2º ano

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009





Acróstico do Outono

O Outono traz frutos saborosos.
Uvas, maçãs, castanhas, peras e romãs.
Todos estes frutos fazem bem à saúde.
Ouvem-se as folhas secas a estalar no chão do parque.
Nós crianças gostamos de fazer trabalhos sobre a estação do Outono.
Os dias começam a diminuir e as noites começam a crescer.
2º Ano

terça-feira, 8 de dezembro de 2009


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

  No dia da pessoas com deficiência lembramos que:

  . não faz mal ser diferente;
  . é bom ajudar;
  . devemo-nos aceitar;
  . devemos aceitar os outros;
  . devemos ser felizes;
  . devemos fazer um mundo melhor.

                                                        4º Ano


DIA MUNDIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



3º Ano



Não faz mal ser cego.

Não faz mal ser cigano.

Não faz mal andar de muletas.

Não faz mal ser diferente e andar de cadeira de rodas.

Não faz mal ter borbulhas.

Não faz mal não ter pernas.

Não faz mal ter cancro.

Não faz mal ser careca e ser preto.

Não faz mal usar óculos.

Não faz mal ter de usar aparelho.

Não faz mal ter fibromialgia.

Não faz mal ser mudo.

3 de Dezembro de 2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

4ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia vinte e seis de Novembro tivemos a quarta aula do PNEP. O tema desta aula foi os trava-línguas. Estudámos, em particular, “O rei e o rato”. Para tal, acedemos ao site do Plano Nacional de leitura, seleccionámos Livros Digitais e escolhemos o livro “ Trava-línguas”. Ouvimos o trava-língua “O Rato e o rei”, quem o leu fê-lo com muita expressividade, achámos muito engraçado. Explorámos este trava-línguas com a ajuda de uma ficha de trabalho. Por fim, a professora distribuiu numa folha vários trava-línguas, cada aluno escolheu um e leu-o à turma.


Os trava-línguas são uma espécie de jogo e gostámos de os conhecer, de os ler e de brincar com eles. São uma herança da nossa língua e da nossa cultura, fazem parte do nosso património oral.

3ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia doze de Novembro tivemos a terceira do PNEP. O tema foi frases correctas e frases incorrectas. A professora ditou frases e nós, numa folha assinalávamos se considerávamos as frases correctas ou incorrectas. Se as considerássemos incorrectas, tínhamos que indicar o erro e escrever a frase na sua forma correcta. Fizemos desta actividade um jogo, pois atribuímos pontuação a cada frase e no fim adicionámos os pontos obtidos. Gostámos mas sentimos algumas dificuldades.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita de estudo ao "Theatro Circo" - Braga

Visita de estudo ao “Theatro Circo”


No dia dezasseis de Novembro visitámos o Theatro Circo. A turma do quarto ano da escola e Corvite acompanhou-nos nessa visita.
Logo que entrámos ficámos impressionados com a beleza daquele espaço decorado a talha dourada e veludos vermelhos.
Visitámos a sala principal que tem capacidade para cerca de novecentos lugares. Esta sala tem duas plateias, galerias laterais e três balcões. A sala tem uma forma esférica, os tectos estão pintados, a decoração é em talha dourada e veludos vermelhos. No tecto existe um enorme candelabro.
Aproximámo-nos do grande palco e verificámos que tinha uma zona elevatória.
Alguns alunos apresentaram umas canções para sentirem a sensação de serem actores.
Sentámo-nos nos camarotes, visitámos o pequeno auditório, os camarins e a sala de ensaios.
Foi uma visita inesquecível pela espectacular beleza daquela sala de espectáculos.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

2ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia vinte e nove do Outubro tivemos outra aula do PNEP. Desta vez o tema foi o Boletim Meteorológico. Acedemos novamente ao site WWW.instituto-camoes.pt., procurámos pequenos textos e seleccionámos o Boletim Meteorológico. Lemos as informações e sublinhámos os conceitos que não compreendíamos. Com a ajuda das professoras recordámos que Portugal é constituído pelo continente e pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores,  aprendemos o que é a Rosa dos Ventos, falámos nas fases da lua, no movimento das marés e na intensidade do vento (fraco, moderado ou forte). Desta vez, trabalhámos em grupos de três elementos. Cada grupo tinha ao seu dispor um jornal, um estojo, uma folha A3 e uma folha pautada. Pesquisámos, no jornal, o boletim meteorológico, lemos as informações e formulámos questões de escolha múltipla. Na próxima aula os questionários serão trocados e resolvidos por outros grupos. Sentimos que nem sempre é fácil trabalhar em grupo pois temos que respeitar os colegas e, por vezes, temos que ceder. Mas, também por isto, foi uma aula muito rica!



                                          2ª AULA DO PNEP -  2º ANO

                     “O desenvolvimento da consciência fonológica"

No dia 29 de Novembro tivemos a segunda aula do PNEP.
Na primeira parte da aula a professora e alguns alunos  leram o texto / poema “Viajar” no data show, procedendo-se à análise do mesmo para uma melhor compreensão.


Após a sua análise realizou-se a ficha de verificação.  Posteriormente, os alunos  intervieram na realização de alguns exercícios de ritmo; para saberem por quantas  palavras era constiuída cada frase (batimentos com o pé  feitos pela professora).
Nesta aula foram observadas  imagens de forma a que os discentes pudessem realizar alguns  exercícios da ficha de verificação.
Terminada a ficha de verificação os alunos agruparam-se em equipas de dois elementos. Foi entregue a cada grupo uma gravura para os alunos elaborar frases correctas, restringidas a um determinado número de rectângulos coloridos.
O grupo que terminasse primeiro a sua tarefa iria ao quadro expor o resultado do seu trabalho, seguindo-se os outros grupos por ordem.
Ganhou o jogo o grupo o que terminou em primeiro lugar.

Esta aula teve como objectivo trabalhar a consciência da palavra ou seja  a capacidade consciente e deliberada de os alunos  prestarem atenção às PALAVRAS orais e escritas e reflectir sobre elas.



1ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia quinze de Outubro tivemos a nossa primeira aula do PNEP. O tema foi "D. Afonso Henriques - O Conquistador". Acedemos ao site www.instituto-camoes.pt e escutámos a história da vida do nosso primeiro Rei. Nesse livro digital, também ouvimos e cantámos duas canções. Em seguida, resolvemos uma ficha de trabalho no Magalhães. Para concluir, corrigimos a ficha de trabalho e respondemos a questões interactivas.
A aula foi importante porque, de forma divertida, aprendemos muito sobre a vida de D. Afonso Henriques e utilizámos as TIC.


                                    1ª AULA DO PNEP  - 2º ANO

       As TIC como ferramenta de apoio ao ensino da Língua Portuguesa

A  primeira aula do PNEP foi no dia 19 de Outubro.
A visualização de uma paisagem alusiva à estação do Outono apresentada em data show, foi motivo de diálogo com os alunos (desenvolvendo a linguagem oral) e escrever algumas frases (treino da escrita).
O objectivo final foi utilizar o computador “Magalhães” nomeadamente o programa Microsoft Word para transcreverem as frases que elaboraram na ficha de trabalho, em suporte papel para suporte digital correctamente.
As potencialidades electrónicas facilitam: a alteração do conteúdo permitindo rearranjos colaborativos, a correcção ortográfica torna-se mais frequente que no papel e mais precisa, o aumento lexical ao propôr sinónimos; a construção frásica.
Para os alunos que estão na fase da iniciação, o ecrã e o teclado substituem o tradicional papel e lápis. À medida que vão escrevendo, os caracteres aparecem dispostos da esquerda para a direita (direcção da escrita) e ao mesmo tempo existe uma correspondência entre os símbolos gráficos (letras) e a organização espacial, cada letra ocupa um só lugar, as palavras estão separadas por espaços tal como na linguagem oral por espaços temporais.
Este tipo de actividade despertou a curiosidade dos alunos, trabalhando em simultâneo a sua atenção e concentração.