sexta-feira, 27 de novembro de 2009

4ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia vinte e seis de Novembro tivemos a quarta aula do PNEP. O tema desta aula foi os trava-línguas. Estudámos, em particular, “O rei e o rato”. Para tal, acedemos ao site do Plano Nacional de leitura, seleccionámos Livros Digitais e escolhemos o livro “ Trava-línguas”. Ouvimos o trava-língua “O Rato e o rei”, quem o leu fê-lo com muita expressividade, achámos muito engraçado. Explorámos este trava-línguas com a ajuda de uma ficha de trabalho. Por fim, a professora distribuiu numa folha vários trava-línguas, cada aluno escolheu um e leu-o à turma.


Os trava-línguas são uma espécie de jogo e gostámos de os conhecer, de os ler e de brincar com eles. São uma herança da nossa língua e da nossa cultura, fazem parte do nosso património oral.

3ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia doze de Novembro tivemos a terceira do PNEP. O tema foi frases correctas e frases incorrectas. A professora ditou frases e nós, numa folha assinalávamos se considerávamos as frases correctas ou incorrectas. Se as considerássemos incorrectas, tínhamos que indicar o erro e escrever a frase na sua forma correcta. Fizemos desta actividade um jogo, pois atribuímos pontuação a cada frase e no fim adicionámos os pontos obtidos. Gostámos mas sentimos algumas dificuldades.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita de estudo ao "Theatro Circo" - Braga

Visita de estudo ao “Theatro Circo”


No dia dezasseis de Novembro visitámos o Theatro Circo. A turma do quarto ano da escola e Corvite acompanhou-nos nessa visita.
Logo que entrámos ficámos impressionados com a beleza daquele espaço decorado a talha dourada e veludos vermelhos.
Visitámos a sala principal que tem capacidade para cerca de novecentos lugares. Esta sala tem duas plateias, galerias laterais e três balcões. A sala tem uma forma esférica, os tectos estão pintados, a decoração é em talha dourada e veludos vermelhos. No tecto existe um enorme candelabro.
Aproximámo-nos do grande palco e verificámos que tinha uma zona elevatória.
Alguns alunos apresentaram umas canções para sentirem a sensação de serem actores.
Sentámo-nos nos camarotes, visitámos o pequeno auditório, os camarins e a sala de ensaios.
Foi uma visita inesquecível pela espectacular beleza daquela sala de espectáculos.