sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia quinze de Outubro tivemos a nossa primeira aula do PNEP. O tema foi "D. Afonso Henriques - O Conquistador". Acedemos ao site www.instituto-camoes.pt e escutámos a história da vida do nosso primeiro Rei. Nesse livro digital, também ouvimos e cantámos duas canções. Em seguida, resolvemos uma ficha de trabalho no Magalhães. Para concluir, corrigimos a ficha de trabalho e respondemos a questões interactivas.
A aula foi importante porque, de forma divertida, aprendemos muito sobre a vida de D. Afonso Henriques e utilizámos as TIC.


                                    1ª AULA DO PNEP  - 2º ANO

       As TIC como ferramenta de apoio ao ensino da Língua Portuguesa

A  primeira aula do PNEP foi no dia 19 de Outubro.
A visualização de uma paisagem alusiva à estação do Outono apresentada em data show, foi motivo de diálogo com os alunos (desenvolvendo a linguagem oral) e escrever algumas frases (treino da escrita).
O objectivo final foi utilizar o computador “Magalhães” nomeadamente o programa Microsoft Word para transcreverem as frases que elaboraram na ficha de trabalho, em suporte papel para suporte digital correctamente.
As potencialidades electrónicas facilitam: a alteração do conteúdo permitindo rearranjos colaborativos, a correcção ortográfica torna-se mais frequente que no papel e mais precisa, o aumento lexical ao propôr sinónimos; a construção frásica.
Para os alunos que estão na fase da iniciação, o ecrã e o teclado substituem o tradicional papel e lápis. À medida que vão escrevendo, os caracteres aparecem dispostos da esquerda para a direita (direcção da escrita) e ao mesmo tempo existe uma correspondência entre os símbolos gráficos (letras) e a organização espacial, cada letra ocupa um só lugar, as palavras estão separadas por espaços tal como na linguagem oral por espaços temporais.
Este tipo de actividade despertou a curiosidade dos alunos, trabalhando em simultâneo a sua atenção e concentração.


Sem comentários:

Enviar um comentário