sexta-feira, 30 de outubro de 2009

2ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia vinte e nove do Outubro tivemos outra aula do PNEP. Desta vez o tema foi o Boletim Meteorológico. Acedemos novamente ao site WWW.instituto-camoes.pt., procurámos pequenos textos e seleccionámos o Boletim Meteorológico. Lemos as informações e sublinhámos os conceitos que não compreendíamos. Com a ajuda das professoras recordámos que Portugal é constituído pelo continente e pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores,  aprendemos o que é a Rosa dos Ventos, falámos nas fases da lua, no movimento das marés e na intensidade do vento (fraco, moderado ou forte). Desta vez, trabalhámos em grupos de três elementos. Cada grupo tinha ao seu dispor um jornal, um estojo, uma folha A3 e uma folha pautada. Pesquisámos, no jornal, o boletim meteorológico, lemos as informações e formulámos questões de escolha múltipla. Na próxima aula os questionários serão trocados e resolvidos por outros grupos. Sentimos que nem sempre é fácil trabalhar em grupo pois temos que respeitar os colegas e, por vezes, temos que ceder. Mas, também por isto, foi uma aula muito rica!



                                          2ª AULA DO PNEP -  2º ANO

                     “O desenvolvimento da consciência fonológica"

No dia 29 de Novembro tivemos a segunda aula do PNEP.
Na primeira parte da aula a professora e alguns alunos  leram o texto / poema “Viajar” no data show, procedendo-se à análise do mesmo para uma melhor compreensão.


Após a sua análise realizou-se a ficha de verificação.  Posteriormente, os alunos  intervieram na realização de alguns exercícios de ritmo; para saberem por quantas  palavras era constiuída cada frase (batimentos com o pé  feitos pela professora).
Nesta aula foram observadas  imagens de forma a que os discentes pudessem realizar alguns  exercícios da ficha de verificação.
Terminada a ficha de verificação os alunos agruparam-se em equipas de dois elementos. Foi entregue a cada grupo uma gravura para os alunos elaborar frases correctas, restringidas a um determinado número de rectângulos coloridos.
O grupo que terminasse primeiro a sua tarefa iria ao quadro expor o resultado do seu trabalho, seguindo-se os outros grupos por ordem.
Ganhou o jogo o grupo o que terminou em primeiro lugar.

Esta aula teve como objectivo trabalhar a consciência da palavra ou seja  a capacidade consciente e deliberada de os alunos  prestarem atenção às PALAVRAS orais e escritas e reflectir sobre elas.



1ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia quinze de Outubro tivemos a nossa primeira aula do PNEP. O tema foi "D. Afonso Henriques - O Conquistador". Acedemos ao site www.instituto-camoes.pt e escutámos a história da vida do nosso primeiro Rei. Nesse livro digital, também ouvimos e cantámos duas canções. Em seguida, resolvemos uma ficha de trabalho no Magalhães. Para concluir, corrigimos a ficha de trabalho e respondemos a questões interactivas.
A aula foi importante porque, de forma divertida, aprendemos muito sobre a vida de D. Afonso Henriques e utilizámos as TIC.


                                    1ª AULA DO PNEP  - 2º ANO

       As TIC como ferramenta de apoio ao ensino da Língua Portuguesa

A  primeira aula do PNEP foi no dia 19 de Outubro.
A visualização de uma paisagem alusiva à estação do Outono apresentada em data show, foi motivo de diálogo com os alunos (desenvolvendo a linguagem oral) e escrever algumas frases (treino da escrita).
O objectivo final foi utilizar o computador “Magalhães” nomeadamente o programa Microsoft Word para transcreverem as frases que elaboraram na ficha de trabalho, em suporte papel para suporte digital correctamente.
As potencialidades electrónicas facilitam: a alteração do conteúdo permitindo rearranjos colaborativos, a correcção ortográfica torna-se mais frequente que no papel e mais precisa, o aumento lexical ao propôr sinónimos; a construção frásica.
Para os alunos que estão na fase da iniciação, o ecrã e o teclado substituem o tradicional papel e lápis. À medida que vão escrevendo, os caracteres aparecem dispostos da esquerda para a direita (direcção da escrita) e ao mesmo tempo existe uma correspondência entre os símbolos gráficos (letras) e a organização espacial, cada letra ocupa um só lugar, as palavras estão separadas por espaços tal como na linguagem oral por espaços temporais.
Este tipo de actividade despertou a curiosidade dos alunos, trabalhando em simultâneo a sua atenção e concentração.