sexta-feira, 30 de outubro de 2009

2ª Aula do PNEP - 4º Ano

No dia vinte e nove do Outubro tivemos outra aula do PNEP. Desta vez o tema foi o Boletim Meteorológico. Acedemos novamente ao site WWW.instituto-camoes.pt., procurámos pequenos textos e seleccionámos o Boletim Meteorológico. Lemos as informações e sublinhámos os conceitos que não compreendíamos. Com a ajuda das professoras recordámos que Portugal é constituído pelo continente e pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores,  aprendemos o que é a Rosa dos Ventos, falámos nas fases da lua, no movimento das marés e na intensidade do vento (fraco, moderado ou forte). Desta vez, trabalhámos em grupos de três elementos. Cada grupo tinha ao seu dispor um jornal, um estojo, uma folha A3 e uma folha pautada. Pesquisámos, no jornal, o boletim meteorológico, lemos as informações e formulámos questões de escolha múltipla. Na próxima aula os questionários serão trocados e resolvidos por outros grupos. Sentimos que nem sempre é fácil trabalhar em grupo pois temos que respeitar os colegas e, por vezes, temos que ceder. Mas, também por isto, foi uma aula muito rica!



                                          2ª AULA DO PNEP -  2º ANO

                     “O desenvolvimento da consciência fonológica"

No dia 29 de Novembro tivemos a segunda aula do PNEP.
Na primeira parte da aula a professora e alguns alunos  leram o texto / poema “Viajar” no data show, procedendo-se à análise do mesmo para uma melhor compreensão.


Após a sua análise realizou-se a ficha de verificação.  Posteriormente, os alunos  intervieram na realização de alguns exercícios de ritmo; para saberem por quantas  palavras era constiuída cada frase (batimentos com o pé  feitos pela professora).
Nesta aula foram observadas  imagens de forma a que os discentes pudessem realizar alguns  exercícios da ficha de verificação.
Terminada a ficha de verificação os alunos agruparam-se em equipas de dois elementos. Foi entregue a cada grupo uma gravura para os alunos elaborar frases correctas, restringidas a um determinado número de rectângulos coloridos.
O grupo que terminasse primeiro a sua tarefa iria ao quadro expor o resultado do seu trabalho, seguindo-se os outros grupos por ordem.
Ganhou o jogo o grupo o que terminou em primeiro lugar.

Esta aula teve como objectivo trabalhar a consciência da palavra ou seja  a capacidade consciente e deliberada de os alunos  prestarem atenção às PALAVRAS orais e escritas e reflectir sobre elas.



1 comentário: